Gestão da Inovação – Use a criatividade e descubra novas formas de agregar valor.

Gestão DA INOVAÇÃO– FOCO NOS RESULTADOS – Márcio Gonçalves é bacharel em Administração de empresas pela PUCRS, consultor em gestão e governança, Sócio fundador da Criavalor Consultoria Empresarial.

 

Seja qual for o ramo de negócios de uma empresa, uma coisa é certa: ele está passando por mudanças e oscilações. Não há intervalos, não há respiro, a metamorfose é constante. Estar inserido nesse contexto requer renovação. Não se pode oferecer hoje a mesma coisa que era oferecida anos, meses atrás. O que servia no passado não serve mais. Talvez você esteja lendo este texto em um smartphone. Agora, pense se seria possível fazer isso com seu primeiro celular. Provavelmente, a resposta é não. Todo esse progresso deve-se à inovação.
A inovação está fortemente ligada à criatividade. É ela quem faz com que produtos, serviços ou modelos de negócios sejam repensados, melhorados. Inovar é agregar valor a um processo já existente, criando nos consumidores o desejo por algo que eles ainda não possuem. Porém, inovação não é para os desatentos. Por isso ela merece dedicação especial dentro das empresas.
Para que a inovação se transforme em algo lucrativo, ela precisa de um propósito. Quem irá direcionar esse processo é a gestão de inovação. Cabe a ela converter essa capacidade de criar em alguma coisa concreta e rentável, abrindo novas portas, gerando novas oportunidades, indo além da concorrência. A gestão precisa unir inspiração e imaginação a processos bem estruturados (método) para criar um ambiente favorável à inovação.
Gestão e governança devem buscar alternativas para a melhoria contínua e a sua perenidade. Pensar fora da caixa, buscar alternativas inovadoras sem dúvida é um dos caminhos para a criação de valor para as partes envolvidas.

 

Quer saber como isso funciona?

Baixe o nosso E-Book e saiba os passos fundamentais para fazer a gestão da inovação em sua empresa.

Leave a comment

12 + 2 =

Converse online pelo WhatsApp

Fale pelo WhatsApp