É hora de plantar, colocar em prática o que foi planejado.

Gestão NO AGRO – FOCO NOS RESULTADOS FINANCEIROS– Márcio Gonçalves é bacharel em Administração de empresas pela PUCRS, consultor em gestão e governança, Sócio fundador da Criavalor Consultoria Empresarial.

Está findando o mês de setembro. Frio, chuvas, ventos, muita umidade e calor pontual repentino foi o que marcou até o momento. É hora de estar preparado para colocar em prática tudo que foi planejado para o plantio das lavouras de arroz e soja no sul do Brasil.
A comercialização da safra é outro ponto muito importante que faz a diferença entre uma lavoura lucrativa ou não. Saber as alavancas que ajudam a reduzir os riscos de uma lavoura frustrante é o caminho para bons resultados e a saúde financeira na atividade.
Estive com alguns parceiros de trabalho pelo interior do Brasil conversando com produtores e resumidamente percebemos isto: são excelentes agricultores, produtores, lavoureiros, que sabem fazer muito bem o seu ofício, o ato fantástico de preparar a terra para transformar sementes em alimentos.
Produzir bem é o primeiro passo, mas dominar os custos de produção e ter uma estratégia de comercialização são os caminhos para a prosperidade da lavoura e, conseqüentemente, das pessoas.
Estar atento, pesquisar, reaprender, busca conhecimentos sobre as novidades tecnológicas é outra importante tarefa que deve ocorrer em paralelo.
Sendo assim, plantar exige planejamento, estratégia e conhecimentos específicos.
Além de saber comprar bem, atender as exigências legais vigentes (ambientais, trabalhistas, sanitárias…), contar com pessoal capacitado e comprometido na operação, acreditar que o clima vai ajudar e daí sim colher e saber se o que foi planejado atendeu às expectativas. Mas não termina aí! Agora tem início a parte mais complexa para a maioria: comercializar o que foi colhido para honrar os compromissos assumidos, não é verdade?
Saber mapear as variáveis que impactam nos resultados, saber o momento mais adequado para realizar as atividades é fator determinante para a saúde financeira do negócio e da prosperidade das pessoas.
Encerro este texto fazendo os seguintes questionamentos, com todo o respeito e com o objetivo de ajudar na melhoria dos resultados do seu negócio:
  • Você tem domínio do custo por hectare da sua lavoura (R$/ha ou sacas/ha)?
  • Sabe o preço (meta) da saca para honrar todos compromissos?
Desejo uma ótima lavoura 2019/2020!
Forte abraço!

Márcio Gonçalves

Criavalor – Gestão e Governança.

@criavalor.com.br

criavalor.com.br

51991910044

Estamos à disposição para Criar Valor para você e seus empreendimentos ! criavalor@criavalor.com.br 51991910044

Leave a comment

um + 18 =

Converse online pelo WhatsApp

Fale pelo WhatsApp