Gestão Financeira – FOCO NOS RESULTADOS – Márcio Gonçalves é bacharel em Administração de empresas pela PUCRS, consultor em gestão e governança, Sócio fundador da Criavalor Consultoria Empresarial.
Ninguém abre um negócio pensando que será algo passageiro. Porém, para viabilizar a continuidade de um empreendimento, a formação de uma base consistente é necessária. O princípio dessa base parte de uma gestão financeira bem estruturada. O objetivo da gestão é muito maior do que garantir a saúde financeira de uma empresa. Ele também visa gerar equilíbrio entre produção, recursos e qualidade. Ou seja, assegurar uma produção maior, mais ágil e que custe menos. Tudo isso sem afetar a qualidade do produto final.
Embora pareça simples, uma gestão financeira efetiva pode ser complexa. Não basta ter controle do fluxo de caixa, saber qual o faturamento e quais os gastos do mês. Essa é só a ponta do Iceberg. Há diversos outros processos inclusos e o gestor deve estar preparado para abraçar todos eles. Uma gestão bem sucedida requer tempo e dinheiro – não há como fugir disso. Sem investimento não há retorno.
A eficiência de qualquer administração depende da organização. Portanto, para ter sucesso, aposte em um bom planejamento estratégico. Mas o que esse planejamento deve conter? Os principais objetivos e metas, que irão guiar o restante do processo. Obviamente, é fundamental levar em consideração o contexto atual da empresa. Ou seja, não tentar “dar o passo maior que a perna”. A elaboração de um plano é a primeira etapa a ser cumprida.
Quer saber as demais?
Preencha o formulário abaixo e baixe o nosso E-book de finanças e saiba como agregar eficiência à gestão financeira do seu negócio.