Estruturação da Força de Vendas

A estruturação da força de vendas é uma solução que tem relação direta com processos gerenciais e operacionais.

Temos a vivência com projetos que resultaram na implantação de rotinas gerenciais com o objetivo de internalizar regras sistemáticas de acompanhamento para avaliar a performance da área de vendas. Em alguns casos até mesmo um “turnaround“ foi aplicado, onde reestruturamos a lógica da estrutura comercial, sempre focados na criação de valores financeiros e alinhado com a filosofia da empresa.

Auxiliamos as áreas comerciais a:
• Quantificar a oportunidade em volume, preço, mix de produtos e captura da margem ótima;
• Implementar processos de gestão que deem visibilidade e perpetuem ciclos de melhoria;
• Melhorar os resultados dos canais, selecionando-os e remunerando-os adequadamente;
• Incrementar a eficiência das forças de venda através de rotinas, processos e incentivos;
• Entender e apresentar o estágio atual de suas operações e priorizar as ações de melhoria nas dimensões acima.

Gestão do Mix de Produtos

Uma das evidências que a análise financeira pode proporcionar é o impacto do mix de produto nos resultado da companhia.

Não é raro identificarmos produtos que apresentam:

Ótimas margens e baixo giro.

Ótimo giro e margens pouco representativas.

Produtos com sazonalidades desconhecidas.

Estoque descasado com as demandas do mercado.

É claro que cada empresa tem o seu histórico e a permanência de determinados produtos tem correlação com os demais produtos da carteira. Identificar estas correlações e comportamentos é mais uma das análises necessárias para apresentarmos alternativas que venha a agravar valor.

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