Gestão Inteligente: o que é?

Gestão Inteligente: o que é?

– Márcio Gonçalves, sócio Fundador da Criavalor e conselheiro da Besouro, Fomento Social.

Gestão Inteligente: aquela que cria valor

Gestão Inteligente: aquela que dá resultado

Vamos começar do começo: o que é essa tal de Gestão Inteligente? Afinal, está no slogan da nossa empresa: Criavalor – Gestão Inteligente. Portanto, é um dos nossos alicerces fundamentais. Como forma de corroborar ainda mais nosso propósito enquanto empreendimento e de contribuir na jornada de empresários e empreendedores que buscam conhecimento para alavancar seus negócios, escrevemos esse artigo.

Antes de adentrarmos mais a fundo, é fundamental expor que há uma substancial diferença entre administração e gestão de um negócio. Com foco em processos, a administração abarca aspectos mais técnicos e estratégicos do negócio. Dessa forma, determina a estrutura fundamental de uma organização. Ambos são igualmente importantes para o bom andamento e crescente evolução de uma empresa, porém neste conteúdo abordaremos o segundo tema.

Então, vamos ao que interessa: gestão é a capacidade de gerir os negócios de forma alinhada com os propósitos definidos e resultados desejados, fazendo uso dos recursos existentes. Há diversos tipos de gestão, tais quais: de pessoas, cada qual com suas habilidades e fraquezas; de processos que necessitam de gerência e controle; do uso do tempo; de projetos que estão sendo desenvolvidos; à vista, a qual visa divulgar informações claras sobre o desempenho da empresa. A gestão nada mais é do que conseguir “fazer acontecer” com o que possuímos.

Um dos consultores de negócios mais respeitados do mundo, Jim Collins, apresenta preceitos imprescindíveis para uma gestão eficaz: equilibrar disciplina e inovação; investir nas pessoas; estabelecer e sustentar uma cultura forte para a empresa; buscar ajuda em momentos desafiadores; estar sempre buscando mais. Além desses princípios, manter a humildade é outra dica preciosa de Collins.

Cabe aqui também mencionarmos o conceito de empreendedorismo, uma vez que é importante estabelecer um mindset no qual as definições se conectam. Atualmente, uma das descrições mais aceitas é dada pelo estudioso Robert Hisrich. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes, e recebendo as consequentes recompensas econômica e pessoal.

Agora que sabemos o que é gestão de forma geral, vamos voltar à essência da Criavalor: a Gestão Inteligente. A partir da análise do que pode ser feito com todos os recursos já existentes, conseguimos traçar uma Gestão Inteligente. Uma gestão que vai além do que estamos acostumados a ver. Trata-se de descobrir oportunidades onde normalmente não enxergaríamos coisa alguma ou, pior, enxergaríamos problemas.

Como entregamos isso para os nossos clientes? Composta por uma equipe multidisciplinar de consultores, com mais de 15 anos de atuação no mercado com soluções em gestão, partimos de três palavras-chave: meta, método e cultura. Desenvolvemos um trabalho onde unimos três áreas em torno um mesmo objetivo: 1) Liderança, engajamento e pessoas; 2) Melhores práticas de gestão; e 3) Conhecimento técnico do negócio. Atuamos em diversos segmentos, porém nossa especialidade é o atendimento de negócios familiares da cadeia do agronegócio.

O nosso maior intuito com a Gestão Inteligente é propor soluções com foco em resultados, principalmente financeiros, mas não só. Para o professor e renomado autor norte-americano Peter Senge, o crescimento das empresas está mais relacionado à capacidade de aprender dos colaboradores do que com a estrutura material e tecnológica. Sobre isso, ele nos apresenta o conceito “da organização que aprende”. Tema ainda mais pertinente quanto atendemos negócios familiares.

Com uma Gestão Inteligente, visamos exatamente esse objetivo: a evolução, porque toda empresa deve estar sempre crescendo. Em outras palavras, nosso trabalho é manter e melhorar os resultados dos negócios a partir de ensino à distância, palestras, treinamentos, mentorias, consultorias e imersões. Buscamos, acima de tudo, sermos parceiros que tragam, de fato, resultado.

Por fim, queremos que este artigo possa contribuir para o começo, ou o recomeço, de reflexões – e ações – acerca da importância e valorização da Gestão Inteligente dentro de todo e qualquer negócio familiar, independente do seu tamanho. Se precisar de ajuda ou quiser saber mais sobre nossos serviços, estamos de braços abertos e mangas arregaçadas para contribuir. Entre em contato pelas nossas redes sociais e vamos trocar experiências: juntos criamos valor!

 

Referências:

COLLINS, Jim. Empresas feitas para vencer: Por que algumas empresas alcançam a excelência… E outras não. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2018. 368 p.

DRUCKER, Peter F. O Gestor Eficaz. São Paulo: LTC, 1990. 228 p.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004. 592 p.

SENGE, Peter. A Quinta Disciplina: Arte e prática da organização que aprende. Rio de Janeiro: Best Seller, 2013. 644 p.

Por Márcio Gonçalves, Sócio Fundador da Criavalor

Leave a comment

cinco − 3 =

Converse online pelo WhatsApp

Fale pelo WhatsApp