Gestão financeira, um dos pilares da Gestão Inteligente da CRIAVALOR.

Gestão Financeira: o que é e como fazemos a Gestão Financeira que cria valor do seu negócio.

– Márcio Gonçalves, Diretor Fundador da Criavalor.

 

A Gestão Financeira é um dos pilares fundamentais da Criavalor. O nosso propósito, como sempre repetiremos, é resultado. Em vários aspectos, mas lidar – e sobretudo melhorar – a área financeira é um dos nossos pontos fortes. Não lidamos com falsa modéstia, lidamos com resultados, como dissemos. Neste artigo, o intuito é trazer luz ao tema e compartilhar um pouco do que aprendemos ao longo do tempo.

 

Dito isso, o que é Gestão Financeira? É um conjunto de ações e procedimentos que envolvem o controle, a análise e o planejamento das atividades financeiras da empresa. A partir de uma gestão clara, é possível conhecer a situação atual do negócio. Logo, registros corretos possibilitam análises essenciais para a criação de metas que dão resultados, uma vez que a gestão do capital relaciona-se a tomada de decisões sobre investimentos (quando há aplicação de recursos) e financiamentos (quando há captação de recursos).

 

Tão importante quanto o conceito é a importância: o sucesso de uma empresa depende da Gestão Financeira. Sem dados econômicos, não é possível desenvolver um planejamento estratégico e ações para colocá-lo em prática. O professor e autor norte-americano Lawrence J. Gitman destaca a relevância da avaliação financeira. De acordo com ele, a análise por meio de índices financeiros deve ser utilizada como um importante recurso para comparar o desempenho e a situação de uma empresa consigo mesma ao longo do tempo e também em relação a outras empresas.

 

Independentemente do tamanho do negócio, a Gestão Financeira precisa acontecer – e da forma correta. Em pequenas e médias empresas, que buscam crescer, gerir o dinheiro que entra e que sai (resumidamente falando) é imprescindível para de fato crescerem. Sim, pessoas, propósito, valores, missão, produto, relacionamento com o cliente e todas as demais variáveis são fundamentais, mas a saúde do caixa segue sendo fator crucial também.

 

Nós, enquanto Criavalor, acreditamos fortemente que a Gestão Financeira é um dos balizadores para saber se o negócio está indo bem ou não. Ou seja, independente do negócio, é preciso ter metas claras e controle sobre aquilo que estamos fazendo, analisando se está criando valor no aspecto econômico. Mesmo uma Organização Não Governamental (ONG) precisa ter saúde financeira, apesar de não visar lucro, porque ela precisa honrar os compromissos assumidos, tais como a folha de pagamento de colaboradores, fornecedores e parceiros, além das contas comuns, como aluguel, luz e internet.

 

O método da Criavalor para uma Gestão Financeira eficaz baseia-se em três etapas: situação atual, meta financeira e fazer acontecer. Para isso, realizamos um diagnóstico do negócio, identificamos oportunidades – principalmente financeiras, mas em outras áreas também, como contábil, jurídica, societária e comportamental – e mãos à obra! Damos especial atenção às metas, uma vez que defendemos que elas precisam ser claras, objetivas, com início, meio e fim. Assim, cada meta passa a ser um processo que efetivamente trará resultado.

 

Os especialistas Eliyahu Goldratt e Jeff Cox defendem que algumas das providências a serem tomadas para melhorar o desempenho de uma empresa se concentram em três pilares: ganho, inventário e custo operacional. Porém, o ponto-chave é focar nos “gargalos”, ou seja, reforçar os elos fracos, a fim de aumentar o lucro e ter um melhor fluxo de trabalho em geral. Além disso, ressaltam que áreas que fluem bem também devem estar sempre em constante evolução.

 

A Criavalor é uma equipe multidisciplinar composta por consultores com mais de 15 anos de experiência no mercado, sempre atuando na criação de soluções em gestão para resultados. Acreditamos no planejamento, na melhoria contínua dos resultados financeiros e nas pessoas como fator determinante para as mudanças. Para tornar isso realidade, oferecemos ensino à distância, palestras, treinamentos, mentorias, consultorias e imersões.

 

Por fim, reiteramos que a teoria acerca da Gestão Financeira é de suma importância. Porém, para além dela, é preciso um verbo: agir. Para isso, nós da Criavalor estamos prontos e cheios de vontade de ajudar os empresários e as empresárias que estão querendo crescer, mas sabem que precisam destravar e alavancar a área financeira. Entre em contato conosco pelas redes sociais para conversarmos e trocarmos experiências!

 

Juntos, vamos fazer acontecer!

Criar valor é o nosso negócio.

Márcio Gonçalves

Diretor fundador da CRIAVALOR Gestão Inteligentes.

marcio@crivalor.com.br

@criavalor.com.br

Contato: 51991910044

www.criavalor.com.br

 

Referências:

COX, Jeff; GOLDRATT, Eliyahu. A Meta: um processo de melhoria contínua. Barueri: Editora Nobel, 2014. 360 p.

 

GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Pearson Universidades, 2009. 800 p.

 

HILL, Napoleon. Quem Pensa Enriquece. Curitiba: Fundamento, 2009. 248 p.

 

KIYOSAKI, Robert. Pai Rico, Pai Pobre: Edição de 20 Anos Atualizada e Ampliada. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2017. 336 p.

Leave a comment

16 + quinze =

Converse online pelo WhatsApp

Fale pelo WhatsApp